O NUTRICIONISTA E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
Autor(es):
Francisco José Pinto de Freitas: Discente do Curso de Nutrição da FARN
Drielle Ariane de Oliveira Barbosa: Discente do Curso de Nutrição da FARN
Francisco Canindé de Oliveira: Discente do Curso de Nutrição da FARN
Bruna Rafaely Melo de Souza: Discente do Curso de Nutrição da FARN
Orientador(es):
Prof Dra Izete Soares da Silva Dantas Pereira
Instituição de Ensino: FARN
(INTRODUÇÃO) O conhecimento de forma geral na área de saúde se encontra dividido em formas isoladas, sendo exercidos por profissionais que tem um objetivo com um,a promoção da saúde. No entanto nada fazem para que ocorra qualquer aproximação ou cooperação denominada multidisciplinaridade. Eis que surge um novo conceito, a interdisciplinaridade, fenômeno que vem buscando a comunicação direta das áreas do conhecimento. Este conceito surgiu no século XX e, embora sempre tenha existido em maior ou menor medida, uma certa aspiração à unidade do saber, só a partir da década de 60 do século passado, começou a ser enfatizado como necessidade de transcender e atravessar o conhecimento fragmentado. O sistema de saúde do Brasil também passa por transformações buscando participar desse fenômeno mundial chamado de interdisciplinaridade através da criação de Núcleos de Apoio a Saúde da Família – NASF, em 24 de janeiro de 2008 pela portaria GM nº. 154. Estes núcleos foram criados e constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que devem atuar em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família (ESF), antigo Programa de Saúde da Família (PSF) visando a promover a saúde populacional. Assim, dentre os profissionais que compõe o NASF, está inserido o Nutricionista, profissional que deve desenvolver ações visando a promoção de práticas alimentares saudáveis em todas as fases do ciclo de vida, com respostas às principais demandas assistenciais quanto aos distúrbios alimentares, deficiências nutricionais e desnutrição, bem como aos planos terapêuticos, especialmente nas doenças e agravos não-transmissíveis. Esses profissionais não podem esquecer que o êxito de seu trabalho será conseqüência de uma execução interdisciplinar com os demais profissionais da saúde inseridos no núcleo. Com a descrição das atribuições do profissional de nutrição, busca-se demonstrar as competências e a grande importância do mesmo na interdisciplinaridade e nas relações com a Saúde Coletiva multidisciplinar dos profissionais de saúde do NASF, além de despertar nos discentes de nutrição e demais acadêmicos, a consciência da importância do trabalho em grupo e comunicação direta. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância do profissional da saúde na promoção da saúde publica.
(METODOLOGIA) O trabalho aqui apresentado tem como parâmetros a revisão da literatura na área, com a identificação das pesquisas científicas que tematizaram no período de 1996 – 2010.
(RESULTADOS) O resultado obtido foi que a interdisciplinaridade vista como um dos conceitos nucleares para consolidação das políticas públicas na área da saúde foi focalizada na perspectiva dos profissionais que estão com o desafio de concretizá-la na prática. Entendida como uma competência que resulta de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes em prol de um objetivo comum, a promoção da saúde publica.
(CONCLUSÃO) Concluímos que sistema de saúde no Brasil passa por um momento de humanização e, para tanto, é urgente que se estabeleça uma nova relação entre os profissionais de saúde, diferentemente do modelo biomédico tradicional, permitindo maior diversidade das ações e busca permanente do consenso. Tal relação, baseada na interdisciplinaridade e não mais na multidisciplinaridade, requer uma abordagem que questione as certezas profissionais e estimule a permanente comunicação horizontal entre os componentes de uma equipe.
Comentários
Postar um comentário